Having trouble reading this email? View it in your browser.

facebook linkedin website
   
 

Mensagem da Coordenadora

 
 

Fernanda Cássio

 

Com a população mundial a aproximar-se dos 10 mil milhões em 2050 e com recursos naturais finitos, é essencial uma economia mais inovadora e sustentável que concilie as necessidades em termos de agricultura, segurança alimentar e utilização dos recursos biológicos, mas que garanta simultaneamente a biodiversidade e a proteção do ambiente.
O projeto EcoAgriFood tem como objetivo o desenvolvimento de produtos e processos “amigos” do ambiente para a indústria agroalimentar, contribuindo assim para promover a bioeconomia, uma economia que utiliza recursos de base biológica e, portanto, mais sustentável. Com um financiamento de 1,3 milhões de euros provenientes do programa Portugal 2020, os resultados do projeto EcoAgriFood irão beneficiar empresas portuguesas do setor agroalimentar, mas também municípios, decisores políticos, universidades e centros de investigação, e associações ambientais e de consumidores.
Assim, reconhecendo a importância de envolver entidades relevantes na área de atuação do projeto EcoAgriFood para potenciar e disseminar os seus resultados, aproximando os mesmos à realidade das empresas e outras entidades-alvo do projeto, desde já o convidamos a saber mais sobre o projeto, visitando o nosso website e entrando em contacto connosco.
Vamos alavancar a bioeconomia agrícola e alimentar da região Norte de Portugal, através do desenvolvimento e aplicação de produtos e processos verdes e inovadores – e contamos consigo!

 
 
 

NOTÍCIAS

Inauguração do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade

 

O IB-S - Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho foi inaugurado a 11 de outubro, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia oficial contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, o presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, e o então reitor da Universidade do Minho António M. Cunha. No final, os responsáveis descerraram uma placa alusiva e visitaram as instalações.



 
 

Workshop Rótulo Ecológico da União Europeia

 

No 25º aniversário do Rótulo Ecológico da União Europeia, Portugal associou-se às comemorações através da realização do Workshop "Rótulo Ecológico da União Europeia", organizado pelo CBMA, pelo IB-S e pela Direcção-Geral de Atividades Económicas (DGAE). Este evento, organizado no âmbito do projeto EcoAgriFood, teve lugar no dia 31 de maio de 2017 no Campus de Gualtar, Universidade do Minho, em Braga, com transmissões em paralelo dos outros eventos a decorrer no âmbito das comemorações da Semana Verde e do 25º aniversário do Rótulo Ecológico da UE, com um broadcast assegurado pela Comissão Europeia.


 
 

Participação do EcoAgriFood no evento “Sessão Agrolimentar” promovido pela Tecminho

 

A Sessão Agrolimentar, que decorreu no dia 18 de julho, promoveu a apresentação ao mercado de novas tecnologias desenvolvidas nos Centros de Investigação da Universidade do Minho na área Agroalimentar. O evento decorreu na Universidade do Minho, em Braga, e reuniu, a convite da TecMinho, investigadores dos Departamentos de Biologia e Engenharia Biológica, bem como representantes de 8 entidades da área das rações, azeite e vinho. A apresentação do projeto EcoAgriFood marcou o arranque do evento, que incluiu também a apresentação e reflexão sobre o potencial de mercado e oportunidades de valorização de tecnologia.


 
 

Conselho Consultivo EcoAgriFood

 

Para uma maior proximidade à realidade nacional, foi criado um Conselho Consultivo, constituído por empresas relevantes do setor, o que tem como objetivo potenciar, aplicar e disseminar os resultados do EcoAgriFood. Até ao momento fazem parte do Conselho Consultivo a Sogrape, o Super Bock Group e a Primor.


 
 
 

Ver Website

 

Segue-nos no Facebook

 

Segue-nos no LinkedIn

   

Recebe a nossa Newsletter

Suscribe newsletter